Uma curadoria de artistas e ativistas indígenas

Uma curadoria de artistas e ativistas indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado em 1995, pela ONU visando garantir a autodeterminação das condições de vida e cultura, e os direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta.

Como espaço cultural, reconhecemos que a resistência cultural dos povos indígenas precisa do apoio popular, diante tantas injustiças e violência enfrentadas. 

Sabemos que é através das políticas públicas igualitárias é que podemos assegurar a segurança e cultura dos povos indígenas. 

Como sabemos que vocês que nos acompanham são apaixonados por arte e cultura, trouxemos hoje para o site uma curadoria de artistas e ativistas indígenas na atualidade, pra você acompanhar e conferir.

Denilson Beniwa

É um dos artistas visuais mais importantes da atualidade, foi vencedor do prêmio PIPA em 2019. Além de pinturas, gravuras e colagens, o artista utiliza também a performance para explorar sua temática principal que é a desmistificação do que é ser indígena de acordo com o imaginário ocidental. 

Katu Mirim

Rapper, cantora, compositora, atriz e ativista indígena. 

Em seu trabalho, Katu busca desconstruir o estereótipo indígena e alertar sobre as pautas de urgência indígena.  

Ailton Krenak

É uma importante liderança indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor.

Ailton Krenak tem um percurso de muito respeito, participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, participou também da fundação da União dos Povos Indígenas, da Aliança dos Povos da Floresta, e muitos outros momentos políticos pela preservação de território, povo e cultura indígena. 

Kaê Guajajara

Cantora, compositora, atriz e autora, do povo Guajajara. 

Kaê é fundadora do Coletivo Azuruhu e autora do livro Descomplicando com Kaê Guajajara – O que você precisa saber sobre os povos originários e como ajudar na luta antirracista.

Até a próxima curadoria Dell’art.